sexta-feira, 25 de outubro de 2013

INSTITUTO ROYAL É INTERDITADO, LOCAL TEM QUE FICAR FECHADO

BOA NOTICIA APÓS ORIENTAÇÃO DE DEPUTADOS FEDERAIS PREFEITO DE SÃO ROQUE SUSPENDE ALVARÁ DO I. ROYAL 
Momento em que o Prefeito e Deputados entregam
documento de INTERDIÇÃO do I. ROYAL
A Prefeitura de São Roque (SP) suspendeu na tarde desta sexta-feira (25) o alvará de funcionamento do Instituto Royal por 60 dias.
O prefeito Daniel de Oliveira Costa determinou a suspensão depois de receber documentos da comissão de deputados federais formada para acompanhar as investigações do caso, que ganhou repercussão em razão de uma invasão de ativistas na última sexta (18). Os protetores levaram 178 beagles e sete coelhos usados em pesquisas da sede da empresa.
Nesta sexta, a comissão de parlamentares visitou o local. De acordo com os deputados, os documentos entregues comprovam que os animais viviam em um ambiente sem a mínima higiene e sem condições de abrigar testes laboratoriais.
O prefeito chegou a vistoriar o laboratório nesta quinta (24) e autorizou seu funcionamento. Ele voltou atrás da decisão, entretanto, nesta sexta.O instituto enviou ao Paço Municipal uma carta informando a suspensão das atividades do laboratório por motivos diferentes. “O Instituto Royal vem a público declarar que suspendeu, pelo prazo de 60 dias, todas as atividades de pesquisa científica em animais, em razão dos danos físicos causados em suas instalações decorrentes da invasão em sua sede no último dia 18 de outubro”, informa a nota.
O presidente da comissão da Câmara, o deputado Dr. Protógenes Queiroz (PCdoB), diz que não há nada que indique "que a instituição atuava de forma séria". "Ambiente totalmente insalubre, até passei mal no local. Tive tontura e dor de cabeça", relata.
O Ministério Público investiga o Instituto Royal desde 2012, quando os testes com animais levantaram suspeitas de maus-tratos.
Prefeito e comissão anunciam suspensão de alvará do Instituto Royal, em São Roque (Foto: Natália de Oliveira/G1)
Prefeito e comissão anunciam suspensão de
alvará do Instituto Royal, em São Roque (Foto:
Natália de Oliveira/G1)
Mas foi na sexta, com a invasão dos ativistas, que o local ganhou visibilidade. No dia seguinte,um protesto marcado pelas redes sociais levou cerca de 2000 pessoas ao km 56 da rodovia Raposo Tavares, na entrada que dá acesso ao laboratório, para protestar.
Nesta sexta, ativistas que acompanharam a vistoria dos deputados comemoraram a decisão de suspender o alvará.

VAMOS COMPATILHAR ESSA VITÓRIA COM TODOS NOSSOS AMIGOS

Um comentário:

Expresse sua opinião Comente, o espaço é seu querido leitor