sexta-feira, 13 de junho de 2014

FOGOS DE ARTIFÍCIOS PODEM SER PROIBIDOS EM CAMPINAS-SP, ENFIM UMA BOA NOTICIA

BOA-NOTICIA

O Vereador  Paulo Bufalo  protocolou Projeto de Lei que proíbe a queima, soltura e manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos no município de Campinas-SP, se aprovada e, sancionada pelo prefeito, a lei passará a valer após 60 dias da publicação, Ou Seja será Um Grande alivio, para os animais Nas festas de Finais de ano, pois já estará em vigor. A proibição abrange recintos abertos e fechados, em área pública ou privada.

Para o vereador, o PL complementa a legislação, já existente, que proíbe a comercialização – lei nº 10.184/99 e a lei nº 10.041/99 que proíbe a instalação de indústrias do ramo no perímetro urbano da cidade. “Os dados do Ministério da
Saúde são assustadores: 15% dos acidentes com fogos de artifício levam ao óbito, 70% causam queimaduras, 20% lacerações e cortes e 10% amputações de membros superiores, somente dos casos de atendimento hospitalar, alerta Bufalo.

A justificativa do PL destaca que a queima de fogos de artifício ultrapassa 125 decibéis, “equivalendo-se ao som de um avião a jato”. A poluição sonora provoca perturbação em pacientes nos hospitais e clínicas. O som alto pode atingir os animais, entre eles, os gatos sofrem alterações cardíacas, os cães se debatem em coleiras e podem morrer por asfixia e os pássaros têm a saúde afetada, entre varias outras situações que podem ocorrer. Os sinalizadores navais, utilizados em salvamento de vidas em risco, ao serem usado em eventos e comemorações produzem luminosidade que pode causar perda da visão ou até a morte se atingir uma pessoa.

Até mesmo a FIFA (Federação Internacional de Futebol) proibiu esses produtos nos estádios em nível mundial”, disse o vereador se referindo ao Estatuto do Torcedor - lei 10.671/2003, artigo 13A “proíbe que o torcedor porte ou utilize fogos de artifício ou qualquer outro engenho pirotécnico ou produto de efeito análogo no recinto esportivo”.

Não Podemos esquecer que os Fogos de artificios, são apontados Como o Parte da Causa, da Tragédia No mes de maio na Cidade de Hortolândia, quando Cavalos assustados com o Barulho dos Fogos Fugiram do recinto, correram à SP-101, e causaram vários acidentes , vitimando 6 Cavalos e 1 Cão , e Vários Humanos Feridos.

Os espetáculos com fogos são bonitos e marca registrada em certos lugares, mas devemos ser cautelosos. Acredito que a proposta possa incentivar outras cidades e assim poderemos contribuir para a prevenção de acidentes como no caso na boate em Santa Maria, que vitimou mais de 240 jovens", explica Bufalo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião Comente, o espaço é seu querido leitor